Enfermagem

Objectivos do curso
PERFIL DE ENTRADA
perfil de saída
ENQUADRAMENTO E PERTINÊNCIA DO CURSO
plano curricular
Objectivos do curso
Objectivos do curso
PERFIL DE ENTRADA
perfil de saída
ENQUADRAMENTO E PERTINÊNCIA DO CURSO
plano curricular

1.2 – Objectivos Gerais

Os objectivos intrínsecos ao Curso de Licenciatura em Enfermagem referem-se a contribuir com a formação de qualidade dos fisioterapeutas que serão capazes de criar, executar e acompanhar os processos de homem sãos e o homem doente, melhorando os resultados da saúde – doença do país;

Desenvolver no aluno habilidades, atitudes e competências condizentes com o perfil profissional desejado;

1.3 – Objectivos Específicos

Formar um profissional crítico, capaz de aprender a aprender, capaz de trabalhar tanto em equipe e/ou individualmente, considerando a realidade social do meio em que estiver inserido, para atuar na atenção da saúde de forma integrada e com qualidade.

Capacitar o futuro profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisão, liderança, gestão e empreendedorismo e educação permanente, relacionados à prática da Enfermagem.

Para o ingresso nos cursos superiores em Angola a Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino (LBSEE), Lei 32/20, de 12 de Agosto (alteração da Lei 17/16), de 31 de Dezembro e o Decreto nº 310/20 de 07 de Dezembro, o estudante deve ter concluído o Ensino Médio ou o seu equivalente. O Instituto Superior Politécnico Halavala do Bailundo, baseando-se nos pressupostos da legislação angolana estabelece que deve também ter como perfil a formação nas áreas técnicas das Ciências Exactas, possuindo os conhecimentos necessários em Língua Portuguesa, Matemática, Física e Biologia, dentre outras valências para o curso. Tais valências são testadas no exame de acesso também estabelecido na legislação citada.

  • Actuar na saúde de propriedades rurais;
  • Actuar no desenvolvimento rural em órgãos públicos e em instalações privadas;
  • Actuar nos hospitais e diferentes centros de saúde;
  • Actuar no controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais no sector público ou privado; e,
  • Actuar no desenvolvimento de projectos da saúde, na pesquisa e no ensino médio e superior.

O presente documento é uma proposta do Projecto Pedagógico do Curso (PPC) de Enfermagem em conformidade com o Decreto Executivo nº 27/11, de 23 de Fevereiro, que aprova o Regulamento sobre a Elaboração de Processo para a Criação de Cursos de Graduação a ministrar nas instituições de Ensino Superior.

O Curso de Licenciatura em Enfermagem é parte do Departamento de Ciências da Saúde do Instituto Superior Politécnico Halavala do Bailundo. A linha orientadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem se insere nas necessidades do País na formação de profissionais capazes de contribuir para o crescimento, o desenvolvimento e a diversificação da saúde, apostando no incremento das áreas da saúde e indústrias.

A construção do Projecto Pedagógico do Curso (PPC) que aqui se encontra enquadra-se nos demais documentos institucionais como o PDI e o Projecto Pedagógico Institucional, aliado a visão e missão do Instituto Superior Politécnico Halavala do Bailundo.

Na Província do Huambo e concretamente no Município do Bailundo, o curso de Enfermagem constitui uma das opções de formação profissional para os estudantes do ensino médio proveniente das escolas públicas e privadas (ensino secundário), onde se exerce os cursos para graduação de Técnicos Médios em Ciências Físicas e Biológicas e Ciências da Saúde.